Estudar para um edital vai além da parte “técnica” (disciplinas que são cobradas no edital). É necessário também desenvolver estratégias e mudanças de comportamentos que podem potencializar seus estudos.

Quer saber como estudar melhor?

Hoje trago 10 dicas que farão muita diferença na sua preparação, vamos lá?

 

1 – TENHA UM ESPAÇO LIMPO E ORGANIZADO

Uma área bagunçada e desorganizada fará você desistir antes mesmo de começar. Separe um espaço específico de forma que sinta confortável e agradável.

Como eu sempre digo “FAÇA O MELHOR DENTRO DOS RECURSOS QUE VOCÊ TEM”.

Digo isso porque não precisa ser o espaço “PERFEITO” (como o da foto que postei), quero que entenda que apenas precisa ter seu “cantinho de estudos” onde você pode ter tudo de fácil acesso, onde possa ter visão direta do seu cronograma de estudos e também das anotações de importância.

2 – USE POST-ITs

Com certeza você já deve ter visto um “papelzinho amarelo” deste colado em algum lugar, são os famosos post-it.

Usar esses cartões coloridos são sempre uma boa ideia porque ajudam a estimular o seu cérebro a organizar o conteúdo estudado em seções ou categorias.

CUIDADO, não é para você anotar TUDO o que vê na sessão de estudos.

Você deve utilizá-los para fixar conteúdos de EXTREMA importância para a disciplina que está estudando. Coloque-os em lugares de frequente contato visual, como na parede do seu “cantinho de estudos” (dica 1 deste texto).

Comece a usar e logo pega a prática!

Lembre-se que a ideia é ORGANIZAR e ESTRUTURAR pensamentos.

3 – ALIMENTE-SE BEM

Sabemos que a maioria das pessoas quando estão com fome alteram seu estado emocional. Eu SEMPRE falo da importância do estado corporal durante a execução de alguma atividade, PRINCIPALMENTE se for uma sessão de estudos.

Sendo assim procure sempre fazer refeições leves, por exemplo, um almoço saudável ou frutas. Isso ajudará a sentir nutrido e satisfeito enquanto estuda.

ATENÇÃO: alimentar-se “bem” não é comer MUITO. É comer com qualidade, uma refeição SAUDÁVEL.

Então não vá comer uma feijoada e estudar depois. Hehe… =D

4 – USE UMA PLATÉIA IMAGINÁRIA (parece louco, mas funciona!)

Esta é uma técnica que SEMPRE me ajudou muito, desde quando eu estudava para meu primeiro concurso da polícia, e que fui aprovado, até hoje quando vou preparar as aulas de meus alunos aqui do curso.

No momento do estudo ou da revisão, fique de pé e finja que há um público sentado na sua cama, por exemplo. Sabe o que vai fazer agora?

Você vai dar aula. Isso mesmo, dar aula.

Albert Einstein dizia que:

“Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa.”

Ou seja, durante a “aula” que vai dar, você precisa ter o entendimento mínimo. Se não conseguir, volte ao conteúdo e reveja novamente.

Mantenha sua anotações ou notebook aberto mas LONGE DE VOCÊ (caso precise de uma referência).

Você pode até pregar folhas de papel em branco na parede ou no guarda-roupa (especialmente se você estiver em um quarto) e use uma caneta preta para anotar as principais informações enquanto fala, como se fosse mesmo um professor.

FUNCIONA e MUITOOOO!

5 – TENHA UM CRONOGRAMA / PLANEJAMENTO

Você precisa de um “CAMINHO” a ser seguido.

Você precisa de um cronograma onde conste tudo o que você DEVE fazer durante sua semana.

Desta forma você tem um guia de atividades a serem cumpridas, e conseguirá saber como anda seu rendimento nas tarefas.

Há um trecho no clássico livro “Alice no País das Maravilhas” em que a Alice está caminhando pela floresta quando chega numa encruzilhada, onde tem vários caminhos. São vários trechos, estradinhas, placas de orientação e uma menina indecisa sem saber muito bem para onde ir. Eis que sob uma árvore surge o gato. Debochado, irônico e misterioso pergunta a Alice se pode ajudá-la.

Então eles têm o seguinte diálogo:

Gato… pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
Então o gato responde: Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Resumo: se você não sabe onde deve ir durante suas sessões de estudo, qualquer caminho servirá. E preciso te lembrar que QUALQUER CAMINHO não o conduzirá para sua APROVAÇÃO.

FAÇA SEU CRONOGRAMA DE ESTUDOS, AGORA!

6 – BEBA ÁGUA

Quanto mais água você bebe, mais força a sua mente e seu corpo terão. A comida não é a única forma de nutrição. A água não apenas hidrata como aumenta a função mental, concentração e memória.

Diversos estudos sugerem uma ligação entre o consumo regular de água e a melhora do desempenho em avaliações e provas.

Portanto, HIDRATE-SE!

7 – USE O MÉTODO POMODORO

Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que consiste na utilização de um cronometro para dividir o estudo em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5 minutos.

DICA: sou fã do método e uso em todas atividades que faço, para isto tenho um aplicativo gratuito chamado “FOCUS KEEPER”, é o meu preferido.

Dentro do curso da ELITE, ensino todos os alunos a utilizarem, É FANTÁSTICO!

8 – USE MAPAS MENTAIS

O Mapa Mental é uma técnica objetiva e simples de registrar e revisar informações. É uma estratégia de anotações baseada no funcionamento do cérebro, na qual você divide e organiza os conteúdos em estruturas, através de palavras-chave.

Meus alunos aqui do curso são OBRIGADOS a usar essa estratégia em seus estudos de tão eficaz que ela é.

Para não me estender aqui nas dicas, oriento que pesquise como fazer e comece a aplicar em seus estudos.

Vai transformar seu aprendizado!

9 – ELIMINE AS DISTRAÇÕES

Celular / Internet / Redes Sociais

Pode ser difícil desligar o telefone e resistir ao desejo tentador de verificar todas as suas notificações. Mas acredite, você será mais feliz se fizer isso.

Esse é um passo FUNDAMENTAL para ter uma boa sessão de estudos e requer muito esforço e disciplina.

Uma boa maneira de garantir que você não será tentado a entrar em sites e redes sociais é instalar algum tipo de aplicativo de autocontrole no seu celular ou notebook. Eu, por exemplo, defini que tenho somente 30 minutos de acesso a redes sociais por dia.

Ambiente (Pessoas / Ruídos, etc)

Mesmo que sua família ou pessoas próximas te apoiem, eles não entendem muito a importância de NÃO interromper você durante os estudos.

Você DEVE “assinar um contrato” (conversar e fazer um acordo) com as pessoas próximas e esclarecer isso para elas, envolvê-las no processo, fazê-las entenderem que podem te ajudar seguindo um acordo de ajuda.

Assim, você somente será interrompido se for REALMENTE necessário.

Fiz um “AVISO” divertido para você colocar na porta de seu quarto quando for estudar. baixar aqui <

10 – TESTE A SI MESMO

Você deve simular sua prova com frequência. A melhor maneira de simular é resolver provas anteriores como se estivesse no dia da sua prova, fazendo tudo EXATAMENTE do mesmo jeito (tempo de duração, sem interrupções, garrafinha de água do lado etc).

Assim, você testa seus conhecimentos e também “TREINA” seu corpo a passar pela MESMA situação do dia.

Enganar a si mesmo é a pior coisa, entenda que identificar seus erros te fará evoluir cada vez mais.

Tenho certeza que de que se você colocar tudo isso em prática, COM CERTEZA perceberá uma evolução considerável e logo conquistará sua APROVAÇÃO.

Até breve…

Continue firme! Faça o melhor, sempre!

QUER RECEBER MAIS DICAS EXCLUSIVAS?

Cadastre-se e receba vídeos GRATUITOS em seu email!

You have Successfully Subscribed!