Você passa o período de preparação todo se planejando bem, usando boas técnicas de estudo, administrando seu tempo, e no dia da prova isso tudo pode “ir por água a baixo”, por falta de controle emocional. Você pode ter conhecimentos e habilidades para fazer uma  prova excelente, mas sem controle emocional não vai conseguir acessar esses conhecimentos e provavelmente seu desempenho na prova da Polícia Militar será comprometido!

Para impedir que isso aconteça vou te passar 5 passos para você desenvolver controle emocional e conseguir um excelente desempenho no dia da sua prova para a Polícia Militar.

Antes de qualquer coisa é preciso entender porque nosso corpo entra num estado de stress, ansiedade e medo.

Até certo ponto é normal ter essas sensações, elas colocam seu corpo em estado de atenção e são mecanismos de sobrevivência. A ansiedade, o medo e os stress, tiveram suas raízes nas reações de defesa dos animais quando precisavam se defender dos perigos encontrados no seu meio ambiente. Milhares de anos se passaram e hoje quando um animal ou ser humano se deparam com uma ameaça à sua integridade física, acontece uma série de respostas fisiológicas que são rapidamente ativadas buscando a sobrevivência.

Mas o que dizer do nosso dia a dia? Será que corremos riscos eminentes?

Esse é o ponto; quando você perde o controle emocional no dia da prova seu corpo está reagindo de maneira exagerada, como se fosse uma ameaça imediata pra você, quando não é.
Acontece que ser aprovado na prova da Polícia Militar é tão importante pra você, que a carga emocional colocada nisso pode ser tão grande que o corpo entende que sua vida está em risco. E não é o caso!

Portanto, é preciso mudar isso. Como?

As dicas abaixo farão diferença em qualquer tipo de teste ou prova que você fará na vida, e claro; farão a diferença na prova para a Polícia Militar.

1 – Mudança imediata na direção do seu pensamento:

Dica para conseguir esse tipo de ação: MEDITAÇÃO.
Alguns pensam que meditação é bobagem ou frescura… O fato é que, muitas pessoas de sucesso usam a meditação como parte de sua evolução pessoal e profissional diária.

Mas o que é meditar?

Meditar não é ficar sem pensar em nada, deixar a mente vazia… Meditar é conseguir direcionar seus pensamentos para algo específico.
Quando esse pensamento se torna muito claro, expressivo, vívido, seu cérebro não consegue perceber que é imaginário, ele acha que é real.

O que acontecerá em seguida?

Seu corpo reagirá ao que você pensou, produzindo uma sensação de bem estar e satisfação. Assim, pense em eventos alegres, memórias felizes da sua vida, faça isso isso com riqueza de detalhes e haverá uma mudança nos processos químicos do seu organismo.

2 – Postura e atividades físicas:

Se o corpo muda, a mente muda. Dica: Quando se sentir tentado a não fazer sua atividade física do dia, estabeleça o seguinte compromisso: só vou decidir não fazer minha atividade física depois que a fizer por 10 minutos. O que acontecerá? Provavelmente você vai mudar e vai querer continuar praticando seu exercício físico.
Faça exercícios, corrija a postura com frequência e haverá uma transformação na sua mente!

3 – Visualização:

Tire uns 10 minutos diariamente para pensar no passo a passo do dia da prova. Imagine-se deslocando da sua casa para o local da prova, visualize seu rosto transmitindo segurança, sua postura confiante, se imagine fazendo uma excelente prova, gabaritando aquela matéria que você ‘deu o sangue’ para aprender. Grandes atletas fazem isso; Michael Phelps, Conor McGregor… Criar um filme de sucesso na sua mente  vai te ajudar no processo do controle emocional.

4 – Preparação para o grande dia:

Separe com antecedência os documentos exigidos, planeje como fará o percurso, ou a viagem, se for o caso.  Vá até o local da prova, ou faça um tour virtual. Saber que está tudo pronto, tudo esquematizado e se sentir familiarizado até mesmo com o ambiente da prova te dará maior tranquilidade e segurança.

5 – Pensamento positivo:

Aprenda e falar com você mesmo, positivamente. Todos nós temos pontos positivos. Identifique os seus e valorize-os! Só conseguimos usar as armas que sabemos que temos. É importante saber e valorizar nossos pontos fortes.

IMPORTANTE

Se você nunca fez algo parecido com as dicas acima, pode ser que te pareça estranho. Porém, EXPERIMENTE! Se você já fez algo parecido com as dicas, ajuste para aprimorar e intensifique.

Lembre-se: a constância é fundamental.

 ‘Somos o que fazemos repetidas vezes’. Então, coloque em prática as dicas e persista até que se tornem um padrão de comportamento.